sexta-feira, 26 de março de 2010

De volta a Colniza e à "civilização"... ;-)

Pessoas queridas, muito boa noite!
Meu Deus, que aventura vivemos desde nossa ultima postagem!
Vou contar pra voces resumidamente, pois acabamos de chegar e estamos mortissimos de cansados!
Saimos de Colniza em direçao a Machadinho do Oeste, sabendo que poderíamos "dar com os burros nágua", mas a aventura tinha de continuar!
Tínhamos a promessa de encontrar com a familia Neves, aventureiros que estavam por aqui e com os quais seguiriamos viagem até a sonhada Transamazonica.

Com isso na cabeça rodamos até a reserva estrativista do Rio Roosevelt, por estradas sinuosas e perigosas mas passando por lugares lindos e totalmente esquecidos pelos demais mortais!
Pessoal, aqui a coisa nao é facil para a populaçao, todo mundo na época da chuva fica ilhado de alguma forma, falta escola, luz, saneamento básico, saúde...
O que não falta é a e a hospitalidade e bondade das pessoas daqui, todo mundo, como já disse várias vezes, se oferece para nos ajudar em alguma coisa!
Bom, ao chegarmos na balsa que atravessa o rio Roosevelt, tivemos a noticia de que a familia Neves já havia se adiantado para o caso da estrada estar com algum problema e já nos avisar antes de nos aventurar...






Mesmo assim, resolvemos seguir adiante e ai a nossa "aventura" começou! rsrsrsrs
Caramba! Se não bastassem os buracos, aquela estradinha de 100 km nos presenteou com rock-crouwlings, lamaçais gigantescos, pontes e mais pontes pra construir (mesmo a familia Neves já tendo arrumado "algumas coisinhas em sua passagem) e muita mas muita dificuldade!
Mas é dificuldade boa, daquelas que alimentam o coraçao de todo jipeiro!




E como se nao bastasse, lá pelo pelo km 60 encontramos uma dupla de motoqueiras (isso mesmo, MOTOQUEIRAS) locais, que com sua simplicidade e coragem nos admirou! Mas as noticias nao eram boas, elas nos disseram que para frente, antes uns 20 km de chegar em Machadinho, o rio havia transbordado, sem condiçoes alguma de passagem, e que uma Hilux que havia tentado passar ficou atravessada no meio da ponte com um metro e meio de agua cobrindo tudo! Que situaçao!
Mesmo assim, resolvemos continuar, nao sem antes desejar boa viagem e boa sorte aquelas destemidas mulheres do norte!






Rodamos por "aquilo" ate mais ou menos umas 18:30, rodando, construindo pontes para passar, uma loucura, até que Serjão, para nossa propria segurança, decidiu parar e montar acampamento para que pudessemos descansar, pois o dia havia sido realmente exaustivo! Aqui, um adendo especial em homenagem ao seu George, companheiro de expediçao, da "trupe" baiana com o qual temos o prazer de "expedicionar". Seu George é daqueles homens fortes e sábios do interior nordestino, para quem conhece, parecido com seu Alípio, contador de causos e que nos presenteia com sua preseça de espirito em todas as situaçoes escabrosas que passamos! Obrigada Seu George, ainda bem que o senhor esta conosco! 
Montamos acampamento ali mesmo na beira da estrada, com uma erosão que nos serviu de "banheiro"e onde tomamos os banhos mais gostosos da viagem!
Com aquela comidinha típica de acampamento, macarrao, miojo e o "jabá" do Angel estávamos prontos e devidamente limpinhos para o descanso e para o dia seguinte que nos aguardava.
No outro dia, café da manhã tomado, seguimos viagem para tentar alcançar a familia Neves!
De novo, rodamos quase que o dia inteiro nas mesmas condiçoes, lama, mais lama, erosões, buracos e tudo o mais! Estávamos chegando em um vilarejo para a "tentativa" de travessia da balsa quando encontramos dois motoqueiros que nos deram a notícia de que a familia Neves estava de volta porque também não conseguiram passar!
Ahhh, ficamos tristes demais, chegamos tao perto!
Mesmo assim continuamos e finalmente encontramos os aventureisos, pessoas legais demais da conta, Alcir e irmao, bem como sobrinhos e primos! A volta foi uma festa, cada um "demonstrando" duas habilidades off-road de alguma forma, e os cabras são arretados viu!
Mas claro que ficaram impressionados com a valentia do Jimny, que com seu bloqueio a a redução do X não fez feio em nenhuma situação de enrosco!
Bom, voltamos e dormimos em Guariba. vilarejinho pequeno no meio do caminho para nos "revigorar"com uma caminha e um banho num banheiro "normal" e decidirmos o restante do trajeto!
A decisão acabou sendo a mais sensata para nós, a de voltar por Colniza, sentido Santarem a Transamazonica! A familia Neves decidiu se aventurar por uma estradinha parecida com essa que descrevi, entrando numa fazenda para chegar a Machadinho! Só Deus sabe o que os aguarda!

Dsejamos toda sorte do mundo a eles, estamos aqui na torcida e esperamos nos encontrar em breve!
Bom, quanto à nós, acabamos por ficar aqui em Colniza mesmo, as viaturas precisavam de uma guaribada, o protetor do carte dos italianos se soltou, havia um barulhinho esquisito que nos incomodava a tempos no Jimny e a Band (graças a Deus aqui bem perto de Colniza) teve probleminhas no alternador! Dormimos hj por aqui e amanha bem cedo, partimos rumo a Alta Floresta!
É isso!
Abaixo algumas fotos e o link do Picasa para que vcs vejam tudo o que rolou!

http://picasaweb.google.com/FabiJimny/ColnizaMachadinhoDoOesteColniza#

Bjs a todos e continuem na torcida!

Fabi e André